segunda-feira, novembro 30

Projeto- África, como objeto de inclusão





INTRODUÇÃO:
Este projeto tem por finalidade mostrar o que existe de africano no Brasil e que ainda são pouco conhecidos. Como sabemos os negros africanos deram uma grande contribuição para o Brasil, dentro do ponto de vista cultural, social e econômico. A mistura de povos que aqui se encontrara deram origem a mestiçagem que amorenou a nossa pele. O conhecimento do ponto de vista  cultural, só conhecemos em alguns aspectos  pois a população ainda não despertou para a importância que o negro exerce no seu cotidiano. Abordar um tema que leva  a reflexão sobre a discriminação racial, valorizar a diversidade étnica,   gerar debates, estimular valores e comportamento de respeito e tolerância é o que nos levou  a elaboração desse projeto.  É também oportunidade de combater o racismo e as discriminações que atinge em particular a população negra, afro brasileira ou afro descendentes.


METODOLOGIA
Para desenvolver este projeto de forma inter disciplinar, alunos e professores entraram em consenso para um melhor desempenho do projeto e a forma de como deveria ser feito o levantamento em relação as varias áreas inseridas no mesmo. Foi Selecionado material para apresentar e estudar o tema; conversas com os alunos sobre a importância do povo africano na história do Brasil, bate papo sobre suas diferenças; rodas de leitura; exposição de filmes previamente selecionados sobre preconceito; palestras para abordagem do tema;  entrevistas a personalidade negra , busca de objetos da cultura africana



RESULTADOS
Primeiramente foi feito um levantamento do ponto de vista cultural e o legado deixado pelos negros, isto vendo do ponto de vista do patrimônio material e do patrimônio histórico. De início foi feito em sala de aula uma exposição oral sobre a temática. Organizados em grupos, os alunos fizeram um levantamento dos fatos relevantes da história da afro-decendência através de pesquisas em livros, revistas, jornais, como também, utilizando-se de recursos audiovisuais. Com todo material pronto foram apresentados em forma de encenação, data show, faixas, coreografias, oficinas, mostra de arte, desfile etc. Os estudos foram realizados durante todo o ano com atividades  em sala de aula e fora  e socializados bimestralmente para toda a comunidade escolar.


CONSIDERAÇÕES FINAIS
Partindo do princípio que somos mestiços, toma-se importante a inclusão no currículo oficial da rede de ensino estudos referentes a história e cultura afro-brasileira, suas lutas, culturas, resgate e contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à história do Brasil. Buscamos com esse trabalho, conhecer e valorizar a cultura Africana como parte integrante da história brasileira, conscientizando-nos que temos características genéticas dos povos africanos e que nossa pluralidade cultural foi uma grande contribuição dessa população.

PALAVRAS – CHAVES
Cultura, Miscigenação, Discriminação, Arte, Pluralidade



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